reforma-sofa

Vai reformar ou comprar seu sofá? Veja qual tecido escolher

Posted on Posted in Uncategorized

Qual tecido escolher?
A designer Karina Salgado, do escritório In House Design de Interiores, diz que é preciso considerar vários pontos ao escolher o novo tecido.

“Se o sofá é o destaque do ambiente, fica bonito usar uma estampa ou um tom liso com personalidade. Do contrário, para não brigar com outros móveis, opte por tons neutros”, aconselha ela. “Se for uma peça muito usada, opte por tecidos sintéticos ou mistos, para facilitar a limpeza; se há crianças, prefira cores escuras.”

Ao escolher o tecido, repare na espessura. Se o que você gostou for muito fininho, não precisa desistir. “Os pouco espessos têm menos resistência. Mas existe uma maneira de torná-los mais fortes: colar outro pano por baixo do tecido. Este processo se chama dublagem, muito utilizado nas sedas”, explica Melo.

Estampas e cores
Para não errar, tons de cinza e bege combinam com tudo. As estampas, dependendo do estilo, podem ser misturadas, mas a designer pede cuidado. “Coordene listras com florais ou desenhos geométricos, seguindo sempre a mesma gama de cores. Se o ambiente já tem muitas estampas e você quer ainda mais, melhor ficar com as listras.”

Karina diz que estas estampas citadas por ela estão todas em alta, assim como as cores amarelo, chumbo, berinjela, laranja e turquesa. Misturar os tecidos e forrar assento com um padrão e encosto com outro também vale. “Fica interessante, despojado”, considera Karina.

Por fim, cuidado com modismos. Pense se você vai poder trocar o tecido, caso enjoe rápido. Mas a designer defende que é bom arriscar. “Usar um modelo tradicional não tem erro, mas se a vontade é comprar algo diferente, não há problema. O que vale é estar feliz agora”, encerra.

Fonte : estilo uol